quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bota de Ouro na história do Futebol Português: Héctor Yazalde 1974

Apenas um ano depois de Eusébio ganhar a sua segunda bota de Ouro, em 1974 ano de revolução a Bota de Ouro veio novamente parar à Liga Portuguesa, 46 golos em 30 jogos foi está marca que o argentino Héctor Yazalde do Sporting precisou para ser galardoado com o prémio de melhor marcador da Europa.
Yazalde foi um dos primeiros estrangeiros a brilhar na Liga portuguesa, titular indiscutível na selecção argentina Yazalde chegou ao Sporting em 1971, ganhou a Taça de Portugal em 73, e em 1974 na sua melhor época levou os "leões" ao titulo sendo o melhor marcador do campeonato com 46 golos, golos esses que lhe valeram também a Bota de Ouro de melhor goleador europeu.
Na época seguinte apesar de ter não ter sido campeão, foi novamente o melhor marcador da Liga com 30 golos. Depois desses magníficos anos de glória no Sporting, Yazalde muda-se ara França ara o Olímpico de Marselha e acabou a carreira no seu natal a Argentina.
Ainda hoje Héctor Yazalde é considerado um dos melhores jogadores da história do Sporting e do futebol português,  com 276 golos apontados em toda carreira é dos grandes goleadores que passaram por Portugal. Mais uma vez espero que tenham gostado do post, e volto brevemente com esta rubrica onde ire falar dos restantes Botas Ouro da história do Futebol Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário